Como lidar com a crítica

Não precisa de muito para ser alvo de críticas. Basta fazer alguma coisa que esteja fora das normas que a sociedade lhe quer impor, ou tentar melhorar alguma área da sua vida. Hoje em dia, muitas pessoas acham que criticar lhes dá um ar de sabedoria.

Apontam o dedo aos outros, estando totalmente inconscientes das péssimas decisões que tomam no seu dia a dia, e que as levam a ter vidas miseráveis.

Os críticos estão em todo o lado.

Os críticos abundam a nossa volta, não há como fugir deles. Se é daquelas pessoas que vai atrás daquilo que quer e que não baixa os braços perante a adversidade, é importante que saiba lidar com a crítica e com os críticos.

Se deixar que a crítica atravesse o seu escudo pessoal, tal pode consumi-lo e prejudicá-lo fortemente.  

Embora seja verdade que existem críticas construtivas, nunca tive muita paciência para aquelas pessoas que criticam e nada fazem. Já para não falar daquelas que fazem críticas destrutivas e que afirmam que é para “o nosso bem”.

Como ignorar os críticos.

A minha estratégia para lidar com os críticos que me querem mandar abaixo consiste simplesmente em ignorá-los. Argumentar com eles dá-lhes força.

Caso tenha dificuldade em ignorar as críticas destrutivas e fique a pensar nelas durante vários dias, arruinando assim o seu bem estar, existem várias coisas das quais se deve lembrar quando alguém o atacar que o podem ajudar a ignorar todo o negativismo e seguir em frente, aqui estão algumas:

– Nunca se recebe críticas de pessoas que estejam a tender conquistar alguma coisa.

Aqueles que tentam realizar algo de significativo nas suas vidas não têm tempo para andar a avaliar o que os outros andam a fazer. Estão focados nos seus sonhos e nos seus objetivos. Quem mais crítica é quem menos faz.

– Nunca foram erguidas estátuas a críticos.

Recorda-se de algum crítico famoso cujo nome tenha ficado para a história? É claro que não, eles não existem.

– Quase todas as pessoas que fazem críticas são inseguras.

Um estratagema muito usado por quem se sente mal consigo mesmo, consiste em tentar fazer com outras pessoas se sintam mal também.

– É fácil atacar e destruir um ato de criação, é muito mais difícil executar um.

Esta frase é do aclamado escritor do livro “Clube de combate”, Chuck Palahniuk, e diz tudo.

Espero que os pontos acima mencionados o ajudem a sentir-se melhor, já Aristóteles dizia:

“Se quer evitar a crítica, não diga nada, não faça nada, não seja ninguém”.

Para finalizar vou deixá-lo com a minha citação favorita.

Esta citação foi parte de um discurso chamado “Cidadania numa República” de Theodore Roosevelt, presidente dos Estados Unidos entre 1901 e 1909. A citação incluída no discurso viria a ser imortalizada como “O Homem na Arena”

O Homem na Arena.

“Não é o crítico que importa; nem aquele que aponta como o homem forte tropeça, ou onde o realizador de proezas poderia ter feito melhor. Todo o crédito pertence ao homem que está de facto na arena.

Cuja face está arruinada pela poeira e pelo suor e pelo sangue; que se esforça com valentia; aquele que erra e falha de novo e de novo, pois não existe esforço sem erro ou fracasso; aquele que de facto se esforça para executar as ações;

aquele que conhece os grandes entusiasmos, as grandes devoções; aquele que se consome em uma causa digna;

aquele que na melhor das hipóteses conhece no fim o triunfo da realização, e na pior das hipóteses, se falhar, ao menos falhará agindo com coragem e grandeza, de modo que o seu lugar não será nunca junto daquelas almas frias e tímidas que não conhecem nem vitória nem derrota”.

-Theodore Roosevelt-

Arrebatador!

Nunca se esqueça! Quer falhe quer triunfe, o seu lugar jamais será junto das almas frias e tímidas que não conhecem vitória nem derrota.

Nota: Se está habituado a criticar, é provável que o queira fazer por eu ter escrito este artigo. Se assim for clique aqui.

Pergunta: Como lida com a crítica?

error: Conteúdo protegido!