O medo de não ser bom o suficiente

Existem algumas coisas que embora não sejam visíveis à superfície, são comuns a quase todo o mundo. O medo de não ser bom o suficiente é sem dúvida uma delas.

Quando pensa naquelas pessoas que são consideradas excecionais naquilo que fazem, tanto as que são humildes como as que agem de maneira arrogante, pode não lhe passar pela cabeça que têm esse tipo de pensamentos.

A insegurança é universal.

Todos nós temos de lidar com esse medo. No meu caso em concreto, sei que tenho muitos leitores mais inteligentes e mais literatos do que eu.

O que por vezes me leva a pensar se consigo escrever com qualidade suficiente para conseguir manter uma audiência, mesmo tendo dados concretos que me indicam que o trafego deste site aumenta de dia para dia (Google Analytics).

A excelência é acessível a toda a gente.

Acredito que qualquer pessoa pode atingir um patamar muito alto na sua área de eleição, se dedicar as horas de prática e de trabalho necessárias para tal.

Normalmente, essa área está relacionada com alguma coisa que gosta de fazer, algo em que pode trabalhar durante horas e horas e no final sente-se melhor do que quando começou! Pode saber o que é no seu caso, ou não ter descoberto ainda.

De onde vem a nossa insegurança?

As alturas em que o seu medo de não ser bom o suficiente está mais presente, são sempre as alturas em que se dá um determinado cenário.

Você não está a fazer nada.

Quando passa os seus dias num estado de passividade e não faz rigorosamente nada para realizar alguma das suas aspirações, seja uma meta pequena ou um objetivo de longo prazo, cria-se um espaço dentro da sua cabeça que vai ser ocupado pelo medo.

Nas alturas em que procrastina o tempo todo, as dúvidas acerca de si mesmo vão estar bem latentes no seu pensamento.

Para acabar com esses duvidas existe uma solução.

Meta mãos à obra.

Se estiver a fazer alguma coisa para melhorar a qualidade da sua vida, a dúvida começa a desvanecer-se e passa para segundo plano. O medo de não sermos bons o suficiente nunca vai desaparecer. No entanto, podemos torná-lo num sussurro quase inaudível.

Seja mais produtivo na sua vida, para si e à sua maneira. Nem que seja só um bocadinho todos os dias. Desta forma, a cada dia que passar, ficará mais perto de se tornar na pessoa que ambiciona ser.

Para finalizar quero deixá-lo com esta citação de Marianne Williamson:

“O nosso maior medo não é o de sermos inadequados, o nosso maior medo é o de sermos poderosos além da medida. É a nossa luz, e não a nossa escuridão que mais nos assusta. Nós nos perguntamos: – Quem sou eu para ser brilhante, bonito, talentoso e fabuloso? Na verdade, quem é você para não o ser? “


-Marianne Williamson-

Pergunta: O que faz para ultrapassar o medo e a dúvida?

error: Conteúdo protegido!