O tempo é das poucas coisas distribuídas de forma igual por toda a gente. Cada dia tem 24 horas e é assim em todo o mundo.
Pode pensar que tem mais responsabilidades do que outras pessoas, ficando com pouco ou nenhum tempo durante o dia. Contudo, a sua agenda diária é um reflexo das suas prioridades.
O mais importante são as rotinas diárias.
Tendo em conta que nós humanos somos criaturas de hábitos, temos a tendência maioritariamente inconsciente de repetir os mesmos comportamentos e as mesmas ações numa base diária, ou seja, as mesmas rotinas.
Uma das minhas frases favoritas do orador motivacional Jim Rohn é precisamente:
“Se quer ter mais tem de ser mais”
Por outras palavras, se quer ter melhores resultados na sua vida tem de ser melhor naquilo que faz e na forma como gere o seu tempo.
Os resultados que tem atualmente estão diretamente ligados à qualidade das suas rotinas diárias, e se quer adotar hábitos mais produtivos, terá de sacrificar algumas dessas rotinas que não acrescentam valor à sua vida.
Existe um fator de extrema relevância em relação ao tempo.
Se não planear o seu dia com antecedência, este será consumido pelas circunstâncias que vão surgindo e pela agenda de outras pessoas.
Quando permite que o seu tempo seja dissipado por compromissos alheios, sabe quem é que sai beneficiado com isso? Deixe-me dar-lhe um palpite.
Você não é.
Como rentabilizar o seu tempo em 3 passos.
Como percebeu logo desde o início, este artigo fala acerca da importância de ser inflexível em relação ao seu tempo. Porém, esse não é o primeiro passo.
Para rentabilizar o seu tempo ao máximo, existem três passos fundamentais e que devem ser executados pela seguinte ordem:
1º. Ter as suas metas bem definidas.
Escreva quais são as suas metas, pense em que contextos quer atingi-las, com quem, quais são os contornos destas, seja o mais específico que puder e não se esqueça do mais importante, saber quando é que as quer atingir.
Se transformou as suas metas generalistas e abstratas em metas concretas e objetivas, pode agora partir para o segundo passo.
2º. Criar um plano de ação.
Quando define com precisão as suas metas assim como a maneira como as quer atingir, o trabalho que precisa de realizar para as conquistar torna-se mais claro.
Para que este seja ainda mais definido, existe uma pergunta extremamente útil e à qual deve responder. Deve inclusive lê-la várias vezes até a processar corretamente:
– O que é que tem de acontecer em concreto, em marcos específicos do percurso em direção ao seu objetivo, para que tenha a certeza que está a dar os passos que deseja?
Passo a explicar, imaginando que deseja ter o seu objetivo concretizado daqui a um ano, é crucial saber em que ponto quer estar em relação ao seu objetivo daqui a 2 semanas, 1 mês, 3 meses e assim sucessivamente. Mais uma pergunta:
– Daqui a 6 meses o que é que tem de observar à sua volta para saber que está no caminho certo?
Se quer tornar-se empreendedor daqui a um ano, então daqui a 6 meses algumas coisas deverão de estar concretizadas para que saiba que está no bom caminho. Consegue identificar quais são? Faça uma lista e mais uma vez:
Seja específico.
Agora que tem as suas metas bem definidas e fez um planeamento da evolução que quer ter ao longo do tempo, pode redefinir as rotinas diárias que necessita de adotar para atingir o objetivo final.
Com um objetivo claro torna-se muito mais fácil saber quais as tarefas que tem de realizar diariamente e que levarão à sua concretização. Chegamos assim ao 3º passo:
3º. Seja inflexível com o seu tempo.
Ao longo da sua jornada, é um facto que vão surgir imprevistos que o vão desviar das suas rotinas diárias pré-definidas. Imprevistos que não podem ser ignorados e que devem ser tratados na hora.
Quando tal acontecer lide com esses imprevistos rapidamente e volte a entrar nos eixos. Mas atenção! Os imprevistos a que me refiro são situações que ocorrem com raridade e que não podem ser adiadas, você sabe identificá-las.
Para todas as outras situações tem de fazer recusas, mesmo que o faça sentir-se desconfortável dizer “não” a outras pessoas que querem o seu tempo, não hesite, seja inflexível. Enquanto isso, os seus sonhos estão à sua espera e não se esqueça, você não é imortal.
Pergunta: Como faz para gerir o seu tempo de forma eficiente?
Interesso-me por todo o conhecimento que pode genuinamente melhorar as nossas vidas. Discordo dos ideais transmitidos pela cultura pop, e prezo habilidades como a autodisciplina e a capacidade de pensar pela própria cabeça. O meu propósito de vida é escrever não-ficção.